23/06/2017

Após longo período de estudos, levantando informações visando uma modernização em todo o sistema de transporte público local, o Projeto de Lei prevendo a implementação em Ituiutaba, do Plano de Mobilidade Urbana foi apresentado aos vereadores da Câmara Municipal, onde já se encontra protocolado para tramitação, análises e votação.

 

Por se tratar de matéria de alta relevância e interesse, o Prefeito Fued Dib recebeu na terça-feira, 20, em seu gabinete, cerca de 15 dos 17 vereadores do Legislativo tijucano para a apresentação do texto enviado à Casa, onde passará por exames antes ser apresentado no Plenário.

 

“Estamos diante de uma oportunidade profundamente importante, considerando o impacto e as soluções positivas e transformadoras, previstas no Plano de Mobilidade. Estamos trabalhando pelo futuro de Ituiutaba, e a população espera de nós alternativas com resultados satisfatórios, e este é primeiro passo que lançamos nesta direção”, disse Fued.

 

Nos próximos dias, o projeto de Lei do Plano de Mobilidade, deverá ser analisado pelas comissões técnicas da Câmara Municipal, onde após as discussões necessárias receberá o parecer, e posteriormente será submetido a votação do Plenário. Após aprovação, o texto retornará para a sanção do Prefeito Fued Dib.

 

A elaboração do Plano de Mobilidade atende a uma exigência da Lei 12.587/2012, e os trabalhos foram conduzidos por especialistas da UFU. Agora, após o projeto    transformado em lei, o Prefeito Fued terá condições de buscar recursos junto ao governo federal e instituições para a sua execução. Na prática as primeiras mudanças terão início pelo hipercentro de Ituiutaba, com o projeto piloto, e posteriormente se expandirá até os demais bairros da cidade.

 

Entre as principais melhorias esperadas com a concretização deste projeto, está em oferecer melhorias na segurança e conforto para a locomoção dos pedestres com o alargamento das calçadas para dois metros e meios. Usuários de veículos não motorizados serão atendidos, com a criação de ciclovias. Haverá impacto no sistema de transporte municipal, fluidez no trânsito da região central, otimização dos espaços públicos e ações educativas serão perceptíveis pelos cidadãos ituiutabanos, após a execução da primeira parte do Plano, na área central.  

 

O Prefeito Fued Dib ainda durante a reunião com os vereadores, fez esclarecimentos pontuais em relação a participação da Administração municipal, na realização da Expopec, a tradicional Feira Agropecuária de Ituiutaba. Informou que estão sendo tomadas iniciativas para a realização do evento. Haverá parceria entre o Sindicato dos Produtores Rurais com a Secretaria de Agricultura e Secretaria de Indústria e Comércio. Nos próximos dias uma comissão organizadora será constituída, e divulgará o cronograma da Expopec 2017.

 

21062017 Ascom/zdo/Prefeitura de Ituiutaba (34) 3271.8100

 

 

Fonte: ASCOM

Voltar