29/06/2017

A educação ambiental, apesar de instituída como política nacional e contar com outros componentes da legislação vigente (PCN e Resolução do CNE), ainda se apresenta carente quando analisada no cotidiano escolar.

 

Diversas práticas são realizadas nas escolas, nos vários níveis de ensino, mas, normalmente, na forma de projetos, que separam o tema meio ambiente do cotidiano da escola e do trabalho pedagógico em sala de aula nos diversos conteúdos.

 

A educação ambiental pode ser entendida como um conjunto de aprendizados e práticas que devem ser incorporadas no cotidiano escolar e social, como processo natural da formação do indivíduo na direção de um mundo mais sustentável, propiciando a melhor compreensão sobre a inter-relação entre o ser humano e o meio ambiente, visando melhor bem-estar e qualidade de vida.

 

Com o intuito de suprir estas carências e compreender coletivamente todos estes processos, docentes da UFU, do IFTM e da UEMG, que compõem o Grupo de Educação Ambiental, em conjunto com a Superintendência Regional de Ensino, Secretaria Municipal de Educação, gestores e professores das escolas de educação básica, estão realizando o I Fórum de Educação Ambiental de Ituiutaba, a ser realizado no dia 29/06, às 08h, na Câmara Municipal de Ituiutaba. 

 

Este será o primeiro passo na integração de conhecimentos produzidos nas instituições de ensino superior e de educação básica federais, estaduais, municipais e particulares, sendo abordados pelo princípio do ensino-pesquisa-extensão, os quais contribuem de forma significativa para o desenvolvimento das práticas ambientais no âmbito formal. 

 

Na preparação do Fórum foram realizados encontros com professores e gestores em diversas escolas estaduais e municipais; levantados os problemas e desafios para trabalhar a educação ambiental nas escolas, bem como propostas de soluções na percepção dos atores envolvidos; e, levantadas experiências exitosas (boas práticas) ocorridas nas escolas. E na sua realização, procura-se o alinhamento com o Plano Municipal de Educação, no sentido de contribuir com o aprimoramento das metas referentes à educação ambiental, por meio de abordagens que incorporem práticas ambientais sustentáveis nas instituições de ensino do município e que estas possam se refletir em toda a população.

 

Fonte: Educação Ambiental é tema de debate Ituiutaba

Voltar